Você já imaginou como um livro sobre Startups pode melhorar seu trabalho como programador?
Revisitando o clássico do Eric Ries, o “Startup Enxuta” enquanto atuo como um co-founder da Smarti, percebi como minha vida de programador backend vai se misturando e agregando a minha vida como empreendedor.
Cada plano de negócios possui algum tipo de modelo associado a ele, mesmo se estiver escrito no verso de um guardanapo. Esse modelo fornece suposições a respeito do que o negócio parecerá num ponto bem-sucedido do futuro.
Refletindo sobro como eu trato meus problemas, sejam de código, na empresa ou na vida. As etapas que sempre tomo são:
- Assumo algumas verdades previamente
- Construo ações para provar ou não minhas suposições
É interessante observar que apesar disso ser uma verdade desde muito cedo na minha vida, só recentemente eu aprendi a importância de capturar e analisar os dados gerados nessas ações para o ajuste da estratégia.
Permanecer ou pivotar não deve ser baseado numa suposição.
Isso se traduzia como uma teimosia, uma fé cega no resultado, em fazer acontecer e funcionar afinal, sou pago pra isso, resolver problemas.
Medir e analisar os resultados pelos que eles são, é ainda mais importante que tentar provar as suposições ou criar inúmeras suposições.
Por exemplo, por muito tempo assumimos que era essencial pro nosso Smarti Supply, uma solução de FollowUp de Compras, pudesse integrar seus dados com os diversos sistemas de ERP, principalmente o SAP, já de saída, desde o inicio. Porém ao analisarmos o dia a dia dos nossos clientes notamos que apesar de super interessante, é um processo caro e inviabilizador. Passamos a focar no que temos em mão, o cliente com suas planilhas do excel de onde passamos a importar suas informações, trazendo um impacto mais rapidamente na sua dor de interação com seus fornecedores e controle dos follow-ups, onde antes precisava de meses para implantação.
Essa reflexão conversa com uma que tive dias atrás e até compartilhei aqui sobre a importância das softskills, onde falo por que acho que elas podem ser mais importantes que as hardskills
Apesar dessa framework estar bem exemplificada e clara no livro, é um ajuste muito pessoal de percepção sobre o mundo pra aplicar a metodologia como um método mesmo, e não como um passo-a-passo que com certeza dará “errado”.
Se vocês me permitem deixar uma sugestão é: LEIA AGORA O STARTUP ENXUTA, comece a aplicar esses princípios e transformar sua abordagem como programador.