Post

Livewire 3

No cenário da programação, uma tecnologia pode mudar o jogo. O Livewire v3 no Laravel foi minha redescoberta recente, e isso pode te provocar um pouco.

Imagine uma ferramenta que torna a interação do usuário tranquilinha no backend do Laravel. O Livewire faz exatamente isso, desafiando a norma do frontend separado.

Aqui está a reviravolta: enquanto muitos abraçam o JavaScript, em todas suas encarnações em frameworks como vue, react, angular, o Livewire prova que a interatividade muito daora no backend. Sim, é um paradigma diferenciado. Trazendo o fullstack de volta pro jogo usando o melhor do blade, alpinejs e do Laravel.

Tem gente que duvida? Tem! Porém a abordagem do Livewire traz o frontend e o backend para um chameguinho gostoso. Pode soar zoeira, mas cada vez mais pessoas começam a usar.

O negócio fica louco quando você percebe que o Livewire ser facin facin não sacrifica o desempenho perceptível do usuário, se você prestar atenção nas coisas que você já deveria prestar normalmente e usar as ferramentas de lazy loading novas em combinação com o streaming essa diferença de performance nem pixca. Projetos vira o Bejamin Button e começa a fica mai novo cada dia e além disso os projetos podem ser entregues mais rapidamente.

O Livewire com certeza vai redefinir minha trajetória e forma de encarar a organização de projetos, principalmente no ponto de construções de MVP. Não é apenas tecnologia; é ousadia e alegria em direção à evolução.

Falo isso não apenar pra provocar o js lovers não, tenho até amigos que são, mas convidar. O Livewire tá aí pra dizer que desafiar a norma é essencial na programação. E é incrível pensar que depois de tanto tempo no jogo, a jornada está só começando.

Esta postagem está licenciada sob CC BY 4.0 pelo autor.